Árvore de 9550 Anos

3 04 2009

abetovermelho
Um abeto vermelho de 9.550 anos foi descoberto em uma região montanhosa no noroeste da Suécia. Trata-se da mais antiga árvore do mundo já encontrada com vida.
Para determinar a idade da árvore, os cientistas empregaram a técnica de datação por isótopos radioativos de carbono. O mesmo método foi usado em outros abetos vermelhos também encontrados na montanha Fulu (província de Dalarna) e revelou que as árvores têm cerca de 300, cinco mil e nove mil anos.
Segundo Leif Kullman, professor de geografia física da Universidade de Umea, na Suécia, os abetos vermelhos só conseguiram sobreviver por tanto tempo graças a dois fatores principais. “Primeiramente, essas árvores são capazes de desenvolver um novo tronco a partir das raízes assim que o anterior morre”, explica Kullman. “Além disso, o abeto vermelho mostrou-se bastante resistente às mudanças climáticas ao longo de tanto tempo”, completa.
Kullman destaca que, durante 10 mil anos, a temperatura do planeta aumentou gradativamente. Nos últimos cem anos, essa elevação tem sido mais rápida, até nas áreas montanhosas. “Agora precisamos descobrir como essa espécie reagirá às mudanças climáticas em curso atualmente”, avalia.
Os pesquisadores também buscam entender como essas árvores chegaram à Suécia. Acredita-se que elas tenham migrado durante a Era do Gelo na forma de sementes que se originaram mil quilômetros a leste, acima de uma área coberta por gelo no interior da Escandinávia.
“Minha pesquisa indica que os abetos vermelhos passaram os invernos em locais a oeste ou sudoeste da Noruega, onde o clima não era tão rigoroso, para mais tarde se espalhar rapidamente ao longo da faixa costeira sem gelo”, diz Kullman. E completa: “De alguma forma eles também foram bem-sucedidos em encontrar seu caminho para as montanhas suecas”.

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: